Coliseu Extreme Fight e OAB/AL se unem na recuperação de jovens através do esporte

Publicado em 30/08/2013
Imagem do Artigo Coliseu Extreme Fight e OAB/AL se unem na recuperação de jovens através do esporte
Texto e foto: Ana Carolina

A campanha “Nocauteando as Drogas -  Essa luta é de todos nós!” foi apresentada nessa sexta-feira em coletiva de imprensa, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, com a presença do idealizador da campanha e organizador do Coliseu Extreme Fight, Mário Lôbo, o presidente e o vice presidente da OAB/AL, Thiago Bomfim e Ednaldo Maiorano, respectivamente, o Secretário Municipal de Esporte, Pedro Vilela, o Presidente da Federação Alagoana de MMA – FAMMA, José Cabral e o Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU, Luciano Cabral.

A ação que visa recuperar os jovens das drogas através do esporte, foi lançada através da empresa Coliseu Eventos Esportivos e tem como parceiros a OAB-AL, a Prefeitura de Maceió, a construtora Humberto Lôbo e recentemente recebeu duas novas adesões, a do Governo do Estado e a da CBDU.

Segundo Thiago Bomfim, é dever da OAB apoiar esse tipo de iniciativa, já que o esporte miniminiza as diferenças sociais. “O objetivo do projeto não é fazer apologia a esse ou aquele esporte, e sim de fazer apologia ao combate às drogas, ao combate à dependência química, e isso sendo feito através do esporte em todas as modalidades, permite que se abram novos horizontes para o dependente, como uma profissão ou uma carreira vitoriosa”.

A ideia do projeto surgiu a partir do sucesso das campanhas ‘Nocauteando a Miséria’, realizada pelo Coliseu desde a sua segunda edição, e que arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos, doadas a instituições alagoanas através da APALA, e da campanha “DOE SANGUE, DOE VIDA”, onde mais de 300 pessoas doaram sangue para o HEMOAL.

De acordo com o idealizador, esse trabalho da campanha é um trabalho contínuo. “Não é uma luta somente de retirada do indivíduo do mundo das drogas, mas também de prevenção, para evitar o contato dos jovens com as drogas”. Para Mário Lôbo, esporte está ligado diretamente a saúde, sendo, desta forma, um excelente instrumento de inclusão social.

O projeto nesses últimos meses do ano irá se estruturar em Maceió, buscar novos convênios, fazer um mapeamento pelas comunidades para ser iniciado em janeiro. Daí então poderá se expandir pelo interior do Estado.

  • Polvo Team Fight Club
  • TV Pegada
  • Pro Fight MMA Brasil 41
  • World Tatami