TUF BRASIL 2 - Santiago nocauteia e amplia vantagem para o Time Nogueira

Publicado em 29/04/2013
Imagem do Artigo TUF BRASIL 2 - Santiago nocauteia e amplia vantagem para o Time Nogueira
Fonte: Textual / Fotos: Divulgação

  • Argentino derrota Márcio “Pedra” por nocaute técnico no primeiro round, tornando-se o quarto qualificado do Time Nogueira para as quartas-de-final
  • Episódio 7 conta com visita especial do ex-campeão e membro do Hall da Fama do UFC Chuck Liddell, que ensina alguns de seus golpes característicos
  • Destino de Daniel “Gelo” é decretado: após conversa com presidente do UFC Dana White, Time Werdum escolhe Cleiton “Foguete” para enfrentar o substituto de Yan Cabral.

No sétimo episódio da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil, o argentino Santiago Ponzinibbio se classificou para as quartas de final, derrubando o carioca Márcio Pedra em uma das mais empolgantes lutas da edição até então. Com o triunfo, o Time Nogueira contabiliza quatro pontos, contra apenas dois do Time Werdum. Agora, faltam apenas duas lutas para fechar as quartas-de-final: a batalha entre Gelo (substituto de Yan Cabral) e Cleiton Foguete, e a repescagem, que dará a dois lutadores previamente derrotados a chance de batalhar novamente por uma vaga na próxima etapa da disputa.

O episódio contou ainda com a presença especial do ex-campeão e membro do Hall da Fama do UFC Chuck Liddell. Um dos mais respeitados lutadores da história do UFC, Liddell foi reverenciado pelos técnicos Minotauro e Werdum e mostrou ainda alguns de seus golpes característicos aos aspirantes a lutadores do UFC. Liddell foi técnico da primeira temporada do The Ultimate Fighter nos Estados Unidos. Outra aparição especial foi a do presidente do UFC Dana White, que, por vídeo, contou a Werdum que caberia a ele determinar o futuro de Gelo. Após conversas entre as equipes, determinou-se que Foguete será o membro do time verde com uma nova chance de ir para a próxima etapa, disputando com Gelo a luta extra.

Visita de Chuck Liddell empolga a academia

Os lutadores não esconderam a admiração quando Chuck Liddell entrou na academia. O ex-campeão dos meio-pesados do UFC e membro do Hall da Fama da organização aproveitou a viagem para ensinar aos lutadores o suingue de direita, seu golpe característico. Ele relembrou seu próprio período como técnico, na primeira temporada, quando, ao lado de Randy Couture, revelou futuros grandes nomes do UFC como Forrest Griffin, Stephan Bonnar, Diego Sanchez, Kenny Florian, Josh Koscheck e Chris Leben. Foi do time de Liddell, aliás, que saíram os dois vencedores: Griffin (vencedor meio-pesado) e Sanchez (vencedor médio). Os participantes do TUF elogiariam não só a técnica do ex-campeão, mas também sua simpatia.

Na academia, também foi possível ver mais a fundo os treinamentos de Pedra e Santiago. Estratégicos, os dois entraram para a batalha com planos de luta claros a serem executados. “Com um knockdown eu finalizo. Com um nocaute ele já cai ali mesmo”, brincou Pedra.

O episódio também mostrou um pouco um aspecto importante do dia a dia dos lutadores: a comida. Para se manter dentro do peso de suas categorias, os lutadores devem seguir dietas controladas e restritas mas, na noite após a pesagem, podem fazer uma refeição mais reforçada. “Agora só consigo pensar na comida”, brincou Santiago, que comentou ainda as dificuldades de se estar em um ambiente no qual só se pensa e fala sobre luta.

Na casa, o sempre bem-humorado e animado Patolino voltou a roubar a cena: sua constante atividade até altas horas da madrugada virou motivo de reclamação de Santiago. Nada, contudo, que não pudesse ser resolvido na brincadeira. A surpresa da casa ficou por conta de Pedra, o faxineiro extraoficial. Incomodado com a bagunça dos colegas, o carioca de Belford Roxo faz questão de manter a casa arrumada - mesmo que sinta que os companheiros de confinamento às vezes abusam de sua disposição.

Interrupção do árbitro dá vitória a Santiago, mas time amarelo contesta

A luta já começou emocionante. Sem perder tempo, os dois lutadores partiram para dentro, trocando fortes golpes desde o princípio. Santiago, que vem do kickboxing e tem na luta de pé sua zona de conforto, conectava socos e chutes baixos com facilidade, enquanto Pedra, também muito forte e resistente, revidava com socos e chutes altos. Um cotovelo de Pedra pegou o rosto de Santiago em cheio, e o argentino desabou no chão imediatamente. O carioca ficou dominando por cima, mas Santiago eventualmente conseguiu se levantar, retomando o controle da batalha de pé. A trocação retomou até que um forte soco de esquerda de Santiago acertou o rosto de Pedra, que desabou na hora e levou o árbitro Mario Yamasaki a interromper a luta.

A decisão, contudo, não foi bem recebida pela equipe amarela. Particularmente por Wanderlei Silva, que deixou bastante claro seu desagrado e deixou a academia revoltado em protesto. Segundo os membros do Time Werdum, a decisão de parar o combate foi prematura, uma vez que Pedra ainda estaria alerta quando caiu no chão. “Ele caiu bem, não estava desacordado”, comentou Fabricio Werdum. Gelo, contudo, ponderou: “O árbitro não tem tempo para pensar suas vezes, ele pensa e tem que agir”.

Os protestos, contudo, não alteraram o resultado da luta. Santiago garantiu sua vaga na etapa seguinte, tornando-se o quarto integrante do Time Nogueira a conseguir a classificação. O “martelo argentino”, como foi apelidado pelo treinador Eric Albarracin, é o primeiro estrangeiro das duas temporadas. “Estou muito feliz, foi uma grande luta, para mim ele é um dos atletas mais duros do outro time, muito completo. Minha história de vida é de superação, fico feliz quando é assim sofrido, que eu tenho que batalhar pra conseguir as coisas”, comemorou.

Luta entre Gelo e Foguete é casada

O presidente do UFC Dana White fez um anúncio especial, comunicando aos técnicos Minotauro e Werdum que Daniel Gelo, o participante que entrou para substituir o lesionado Yan Cabral, lutaria contra um dos participantes anteriormente eliminados do time verde. No fim, Werdum ficou entre David Vieira e Cleiton Foguete, que estaria machucado, e pediu que a equipe rival determinasse se seu atleta estaria apto a competir. Apesar de machucado, Foguete optou por lutar novamente e tentar a vaga para a etapa seguinte. Gelo e Foguete têm sua batalha marcada para o próximo episódio, que trará também a luta de repescagem que dará a outro lutador eliminado uma vaga nas quartas de final.

  • TV Pegada
  • Polvo Team Fight Club
  • World Tatami
  • Pro Fight MMA Brasil 41